SÉRIE C 2010: VEJA OS POSSÍVEIS ADVERSSÁRIOS DO LEÃO

Agora é fato consumado. O Fortaleza Esporte Clube, o Clube da Garotada, o Time daquelas Camisas, o Tricolor de Aço, o Leão do Pici estará na terceira divisão do Campeonato Brasileiro 2010. Nesse momento é fácil apontar culpados. Mas a verdade é que toda a “fartura” de alegrias da gloriosa década de 2000 sucumbiu curiosamente em 2009. Justamente depois de uma década.

Só que o inferno da terceira divisão não é novidade para o Fortaleza, que esteve nela por quatro vezes, nos anos de 1990, 1995, 1998 e 1999. Um tempo ruim e de vacas magras. O Leão na ocasião vinha de um jejum de títulos estaduais que durou o restante dos anos 90. E como acontece agora via o seu maior rival, o Ceará, por cima, vendo-o inclusive ser vice-campeão da Copa do Brasil em 1994 e o papão de quase todos os certames cearenses disputados até então.

Porém, diferentemente daquela época para sorte do Fortaleza a fórmula de disputa da Série C mudou. E modificou para melhor. Ou podemos dizer que ficou menos mal, já que a agremiação não poderá mais contar com o apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para as viagens dos jogos.

Regulamento
A primeira fase, os 20 clubes estarão divididos em quatro grupos com cinco clubes cada. Eles jogam entre si, em turno e returno. Classificam-se os dois primeiros de cada grupo para a 2ª fase. Na segunda fase, oito clubes melhores classificados em seus respectivos grupos ficarão em quatro grupos com dois clubes cada. As agremiações jogarão em ida e volta, dentro de cada grupo. Os vencedores de cada chave passam à terceira fase e consequentemente acendem para a Série B de 2011.

A terceira fase, no qual podemos denominar como semifinais contará com os quatro melhores clubes que ficarão em dois grupos com 2 clubes cada. Eles atuarão em partidas de ida e volta, dentro de cada grupo. Os vencedores de cada chave passam a grande final.

Por fim, serão promovidos a Série B 2011, os quatro primeiros colocados, isto é, os clubes que chagarem até a terceira fase. E se tratando em rebaixamento, ao final da primeira fase, o último colocado de cada um dos grupos A, B, C e D, serão rebaixados para a Série D de 2011.

A Confederação Brasileira de Futebol já divulgou a data de início da competição que terá seu início no dia 18 de julho de 2010 e encerramento em 21 de novembro do mesmo ano. Ambos os dias cairão no domingo. Sobre os possíveis grupos, a CBF dividirá os mesmos por regiões e provavelmente o grupo em que ficará o Fortaleza será o da Região Norte. Segue abaixo os prováveis grupos.

Clubes

Grupo 1
ABC (RN)
Alecrim (RN)
Campinense (PB)
CRB (AL)
Salgueiro (PE)

Grupo 2
Águia Marabá (PA)
Fortaleza (CE)
Paysandu (PA)
Rio Branco (AC)
São Raimundo (PA)

Grupo 3
Marília (SP)
Gama (DF)
Ituiutaba (MG)
Luverdense (MT)
Macaé (RJ)

Grupo 4
Brasil (RS)
Caxias (RS)
Chapecoense (SC)
Criciúma (SC)
Juventude (RS)*

* O Juventude decide sua situação fora de casa, diante do Guarani(SP), em Campinas. Outros três times brigam para não cair. São pela ordem o Ipatinga/MG, América/RN e Brasiliense/DF.

0 comentários: