Fortaleza: eles mais oito

Os três melhores jogadores do Fortaleza no Campeonato Cearense são Fabiano, Guto e Bismarck.

O goleiro é escalado sempre corretamente, até porque não tem como ser improvisado na lateral direita ou como volante.

Guto já jogou como ala no 3-5-2, como lateral no 4-4-2 e até no meio campo, como no primeiro tempo diante do Icasa. Só que escalá-lo no meio campo é um erro tremendo, porque seu rendimento é muito superior quando aparece como homem surpresa vindo da defesa, cortando para o meio, carregando a bola e arrematando para o gol ou servindo alguém melhor colocado. Deixá-lo avançado é entregá-lo aos volantes adversários e sua capacidade técnica despenca.

O caso de Bismarck é inexplicável. O mais talentoso dos jogadores do atual elenco tricolor precisa ser preservado e escalado como meio-campista ofensivo. O jogador vive ótima fase, tem dado assistências preciosas, feito gols e ajudado na marcação porque seu preparo físico vai muito bem, mas ele não pode atuar como lateral direito ou ala pelo lado direito de jeito nenhum.

Já se foram 12 jogos na temporada e Flávio Araújo consegue verificar que as melhores partidas do Fortaleza foram jogadas no esquema tradicional 4-4-2, com os jogadores escalados nas posições que mais rendem. Evidente que é interessante ter uma variação tática para determindos adversários, mas isso só pode ser feito com treinamento e desde que o time já saiba como atuar.

E pelo que o elenco mostrou nestes quase dois meses do ano, o time titular com potencial para render melhor é com Fabiano, Roniery, Gilmak, Plinio e Guto; Marcos Paulo, Regis, Bismarck e Luciano Henrique; Leo Andrade e Reginaldo Junior. 

Por: F.Graziane

0 comentários: