LEÃO PERDE CLÁSSICO - REI NO "DETALHE" E CONTINUA NA ZONA DE DESCENSO

Num Clássico-Rei emocionante, disputado até o último segundo, o Ceará levou a melhor sobre o Fortaleza (1x0)

A eficiência do sistema defensivo unindo boa marcação com poucas faltas (apenas 12 durante toda a partida, três no segundo tempo) voltou a fazer a diferença para o Ceará. Neste sábado, no clássico diante do Fortaleza, válido pela 28a. rodada da Série B, no Castelão, a equipe venceu por 1 a 0, gol de Mota, e permanece na quarta colocação, agora com 50 pontos, ao lado do Atlético-GO, que tem uma vitória a mais, e dois pontos a frente do Figueirense, quinto colocado, com 48. Já a derrota deixa o Fortaleza (que fez 18 faltas no jogo) na zona de rebaixamento, com 29 pontos, na 18a. colocação. Foi a primeira derrota do técnico Roberto Fernandes em três partidas.

Na próxima rodada, o Ceará, na sexta-feira, encara o ABC, em Natal. No sábado, novamente no Castelão, o Figueirense será o adversário do Fortaleza.

O jogo começou com fortíssima marcação dos dois times e, curiosamente, com poucas faltas. Até os 20 minutos, os sistemas defensivos levavam ampla vantagem e os goleiros estavam seguros. Com muita gente no meio-campo, sobrava espaço para os laterais irem ao ataque e aos 21 minutos foi exatamente o que fez Arlindo Maracanã, que havia entrado logo aos 2 minutos, depois de contusão de Boiadeiro. O jogador recebeu lindo passe de Fábio Vidal e, de fora da área, obrigou o goleiro Douglas a fazer linda defesa. Quatro minutos depois o gol do Ceará, depois da primeira falta cometida na partida pelo Fortaleza. Na cobraça de Maracanã, aos 25 minutos, a bola tocou na barreira e sobrou para Mota, livre, dentro da área, acertar chute de pé esquerdo para balançar as redes.

Naturalmente o gol fez com que os jogadores do Fortaleza fossem mais ao ataque, mas a marcação do Ceará era excelente. Rogerinho e Elton não conseguiam se aproximar de Luiz Carlos e Nicácio e como os laterais Dedé e Everaldo também não iam ao ataque, o sistema defensivo do alvinegro não era incomodado. Com espaço para os contra-ataques, o Ceará também não aproveitava a vantagem. Geraldo estava bem marcado e Fábio Vidal optou por conservar mais sua posição. João Marcos e Michel também não arriscavam e dois chutes de fora da área, um de Mota e outro de Careca, aos 42 e aos 44 minutos, foram as melhores chances do alvinegro antes do fim da primeira etapa.

O segundo tempo começou agitado. O Fortaleza voltou com Wanderley no ataque, na vaga de Nicácio, sentindo contusão no tornozelo. O tricolor tinha outro posicionamento e ocupava mais o campo defensivo do Ceará sem, entretanto, criar chances reais. O Ceará tinha a postura de um time pronto para jogar em velocidade e aos 11 minutos por pouco não ampliou. Fábio Vidal fez excelente jogada e deixou, com um passe de calcanhar, Wellington Amorim livre para ampliar, mas o atacante desperdiçou ao chutar em cima do zagueiro Édson.

Aos 16 minutos, o técnico PC Gusmão resolveu mudar o Ceará. Ele tirou o volante Careca e fez entrar Jorge Henrique, na expectativa de Geraldo ganhar um companheiro na criação das jogadas. Fábio Vidal também passou a guardar mais a zaga, ficando, quando o time atacado, como terceiro zagueiro. A essa altura o Fortaleza arriscava chutes de fora de área. Élton, Everaldo e Coutinho tentaram num intervalo de cinco minutos, mas todos sem sucesso.

Aos 22 minutos, boa tabela entre Geraldo e Jorge Henrique. O perigo foi afastado pelo zagueiro Édson. Aos 23, boa chance para o Fortaleza, mas Rogerinho desperdiçou ótima chance em jogada criada por Dedé. Aos 26, Roberto Fernandes optou por sacar o volante Leandro, colocando Jean Batista em campo. O panorama da partida não sofreu alteração, ou seja, o Fortaleza com mais presença ofensiva e o Ceará aproveitando os contra-ataques. Ambos, entretanto, não conseguiram ser objetivos – Mota ainda perdeu chance claríssima aos 47 minutos – e justamente por isso a partida terminou com o placar construído no primeiro tempo.


FICHA TÉCNICA

Ceará 1
Lopes; Boiadeiro (Arlindo Maracanã 4/1ºT), Anderson, Erivélton e Fábio Vidal; Michel, Careca (Jorge Henrique 16/2ºT) , João Marcos e Geraldo; Wellington Amorim (Misael 31/2ºT) e Mota. Técnico: Paulo César Gusmão.

Fortaleza 0
Douglas; Dedé, Gilmak, Édson e Everaldo; Coutinho, Leandro (Jean 25/2ºT)), Rogerinho (Marcelo de Faria 36/2ºT) e Elton; Luiz Carlos e Nicácio (Vanderley -intervalo)
Técnico: Roberto Fernandes.


Competicão - Série B do Campeonato Brasileiro.
Estádio: Castelão, em Fortaleza (CE).
Data: 3 de outubro de 2009.
Árbitro: Wilson de Souza Mendonça (PE).
Assistentes: Arnaldo Souza e Márcio Torres (ambos do Ceará).
Renda: R$ 485.118,00.
Público: 33.869 pagantes
Gol: Mota (24/1ºT)
Cartões amarelos: Gilmak, Leandro e Rogerinho.

0 comentários: