[LUTO] CHINESINHO FALECE HOJE ÀS 9 HORAS DA MANHÃ

Nos da TV LEÃO ficamos tristes e super chateados de ter que informar essa grande perda do nosso "GLORIOSO" Chinesinho que honrou a camisa do Fortaleza Esporte Clube durante muito tempo. Ele a poucas semanas teve um cancer sério e precisou de grandes ajudas. A diretoria do Fortaleza promoveu aos jogos em casa uma renda liquida para ajuda-lo mas infelizmente hoje foi a partida do nosso grande idolo Chinesinho.

Não podemos nos comover mas ele merece mais que isso honrou durante muito tempo a camisa do Fortaleza com amor e orgulho sem nem uma vergonha de mostrar o que ele realmente era.

Chinesinho ficou conhecido por sua raça e dedicação às equipes pelas quais passou, na carreira de atleta profissional.

Jogar futebol por prazer, antes de pensar no dinheiro em si. Este sempre foi o lema do volante Chinesinho, que na década de 70 encantou as torcidas de Fortaleza, Ceará e outros clubes do Brasil, jogando com muita garra. Baixinho, Chinês notabilizou-se pela forte marcação e as arrancadas que fazia, em apoio ao ataque.

Os torcedores do Fortaleza mais antigos devem se lembrar da famosa meia-cancha com Chinesinho, Lucinho e Amilton Melo. Na época, eram só três homens de meio-campo e um só volante, o que às vezes sobrecarregava a marcação, mas Chinesinho era destemido. "Hoje, acho que eu me adaptaria melhor, porque muitos times jogam com dois cabeças-de-área e até três. A meia cancha está mais povoada de atletas hoje em dia", compara ele. O ex-atleta arrisca o palpite de que jogadores como Louro e Pedro Basílio hoje seriam idolatrados mais ainda do que o foram no passado, pela qualidade que apresentaram nos gramados.

Mas onde surgiu o apelido? Ele dá a resposta: "eu jogava num time amador próximo à Varjota, quando o supervisor Martins Monteiro foi-me buscar para o Calouros. Na época, me chamavam de Chapeuzinho. O Martins manteve o diminutivo, mas mudou o apelido para Chinesinho. E pegou".

O ex-médio-volante é filho da cidade de Beberibe, onde deu seus primeiros chutes em peladas de praia.

Jogando profissionalmente, Chinesinho surgiu no Calouros do Ar, em 1965, onde assinou seu primeiro contrato de profissional. Passou três anos no clube, depois se transferiu para o Galícia, da Bahia, onde se sagrou campeão estadual, em 68.

Quis o destino que, em 1970, o Fortaleza comprasse seu passe, em troca do goleiro Mundinho, pai do ex-zagueiro da Seleção Júnior Baiano. Chinês permaneceu no Pici até 1977, quando saiu, por causa de um atrito com o ex-presidente Airton França Rebouças, já falecido.

Hoje, ele trabalhava no quadro móvel do PV, onde aproveita para ver os jogos do seu Tricolor. Era casado com Rina Maria Oliveira de Sousa e não tem filhos. Com o futebol, comprou três casas próprias. "Não tem profissão melhor do que a de jogador", finalizou. Mas infelizmente Chinesinho foi embora em 09/11/2009. Grande jogador, grande honrador da camisa do FEC, grande idolo da nação tricolor, grande pessoa, sinceramente o jogador que ajudou muito o Fortaleza em momentos dificeis e bons. VAI EM PAZ CHINESINHO

---------------------------------------------------------------------------

VAI COM DEUS CHINESINHO UM GRANDE ABRAÇO DA NAÇÃO TRICOLOR E DA TV LEÃO.

0 comentários: