NOTA DE REPÚDIO

A Diretoria do Fortaleza Esporte Clube vem a público manifestar o seu repúdio contra o jornal "O Povo", que na edição deste domingo, dia 7 de setembro, estampou em sua manchete principal do caderno de esportes, o título "Timão 3, timeco 1", numa referência ao placar do jogo do Tricolor contra o Corinthians.

O adjetivo utilizado de forma infeliz e maldosa desrespeita uma instituição de 90 anos de história, de conquistas, de glórias e possuidora de uma das maiores torcidas do Norte-Nordeste do país.

O Fortaleza Esporte Clube defende a liberdade de imprensa, mas lamenta a postura desrespeitosa de um veículo de comunicação tão importante em nosso Estado.

A Diretoria do clube tomou as providências possíveis e encaminhou uma carta ao editor do jornal. Leia:

"Não é segredo para ninguém que o Fortaleza Esporte Clube enfrenta um momento difícil no Campeonato Brasileiro da Série B. Também é do conhecimento geral que sua diretoria, comissão técnica, jogadores e funcionários vêm lutando para vencer as dificuldades numa situação de estresse e pressão contínuas. Não é fácil. A cada terça, sexta ou sábado temos jogos pela frente, viagens, um calendário intenso, e a obrigação de buscar quase obsessivamente pontuação e resultados. Essa questão se soma a exigência natural daquele que é a razão maior da existência de qualquer clube de futebol, o torcedor.

Compreendemos o papel da imprensa em cobrir as atividades do Fortaleza Esporte Clube. É através dessa cobertura que as notícias chegam globalmente ao público. Nem sempre fiel à verdade dos fatos. Muitas vezes, objetivando tão somente a audiência ou venda de jornal, os órgãos de comunicação "esquecem" da conjuntura para atacar os problemas pelo imediatismo do resultado de uma partida, fazendo cobranças por vezes descabidas. Até isso entendemos como parte do processo do futebol, esporte movido pela paixão.

Mas não é razoável abrir a edição dominical de um matutino de prestígio e credibilidade como O Povo e encontrar estampada em sua página de esportes a expressão pejorativa "timeco" para definir nossa atuação diante do Corinthians.

Não fomos bem, é verdade. Mas entendemos que O Povo tratou o Tricolor de Aço de forma ofensiva, e desrespeitosa, ignorando as conseqüências advindas do uso de um trocadilho infeliz. Sentimos que é obrigação desta Diretoria cobrar do jornal mais respeito com a história e a imensa torcida do Leão, como carinhosamente o clube é conhecido entre seus admiradores em todo o Estado..."

Fonte: http://www.fortalezaec.net/2007/ver_noticia.asp?cod=10398

0 comentários: