LEIA A BIOGRAFIA DE CADA UM DOS HOMENAGEADOS COM O TROFÉU LEÃO DE OURO - PARTE I

O Site Oficial do Fortaleza publica a biografia de cada um dos homenageados com o troféu Leão de Ouro, em sua sexta edição.

AGAPITO JORGE DOS SANTOS (Empresário)

AGAPITO JORGE DOS SANTOS nasceu em 04/07/1948. desportista, pois era neto do grande ALCIDES SANTOS, por quem foi incentivado a jogar futebol. Seu maior troféu em toda a sua vida foi a bola, que dividia tão bem, a vida junto com sua JOCIRA.

Foi goleiro profissional dos bons e quando parou de jogar profissionalmente, realizou seu grande sonho de possuir um campo de futebol próprio para receber os amigos que eram em número, nunca inferior a mil. Chegou à presidência da AGAP/CE com o intuito de realizar mais um sonho, que era realizar algo em prol dos ex-atletas profissionais com maiores necessidades. Faleceu nesta função no dia 20/02/2008. Casado com a médica Jocira Canário deixou três filhos: Virgínia, Advogada no Ceará, Geórgia, casada, estudante de enfermagem na Califórnia e Guto, o mais novo, estudante, e ainda três lindos netos. Saudade eterna, de seus familiares e amigos peladeiros.

(Texto escrito por Dr. EDILSON JOSÉ - Vice-Presidente e Diretor de Futebol Profissional do FORTALEZA ESPORTE CLUBE)

DR. EDMILSON BARROS DE OLIVEIRA (Oftalmologista)

Nasceu em Redenção no Ceará em 10 de setembro de 1912, filho de Nídia Barros e do comerciante João Cassiano - o primeiro de nove filhos.

Aos 16 anos prestou vestibular para Medicina em Salvador-Bahia, alcançando êxito, onde se formou aos 22 anos de idade. Foi também na "Terra de Todos os Santos" que casou com Alda Motta, mãe de seus cinco filhos: Edmilson Junior, José Edmar, Emilse, Francisco José e José Emilson.

Embora tenha recebido convites para exercer a profissão na Bahia, optou por voltar para Redenção, a pedido da mãe, agora acompanhado da esposa - com quem casou sem comunicar à família.

Em Baturité exerceu o cargo de Chefia de Serviços Médicos por uns dois anos, tendo retornado para Salvador a fim de atender a mulher grávida, que preferia ter a filha, Emilse, junto com seus familiares. Em 1939, instala-se definitivamente em Fortaleza.

Fundou, em 1971, com os dois filhos médicos Francisco José e José Emilson a Clínica Edmilson Barros de Oliveira, na Avenida Santos Dumont, 830, onde atualmente atendem os dois filhos.Trabalharam juntos até 1974 quando um enfarto fulminante ceifou seus sonhos, sua vida.

Com atuação política e social intensa Edmilson foi fundador, em 1940, do Partido Socialista no Ceará; lutou em defesa da causa "O Petróleo é Nosso" que originou a Petrobrás; fundou, em 1954, o Lions Internacional Norte e Nordeste e foi eleito o presidente do Clube Líbano.

Publicou na imprensa artigos polêmicos como "Sou socialista Porque Sou Cristão" onde defendia que Jesus Cristo teria sido o primeiro socialista da humanidade. Isto para calar os adversários políticos que o provocavam o chamando de comunista.

Escreveu ainda um artigo "General Dutra, Sentido", articulista que foi em defesa do nosso petróleo, quando os americanos queriam em troca de royalties explorar o solo brasileiro.

Foi presidente do Conselho Regional de Medicina onde teve o prazer de assinar a carteira dos dois filhos médicos. Reeleito em 1972 não concluiu o segundo mandato, falecendo em novembro de 1974.

Destacou-se também no esporte. Foi presidente do Conselho Deliberativo dos Desportos e por vários anos do CONSELHO DELIBERATIVO DO FORTALEZA ESPORTE CLUBE, tendo assumido por diversas vezes a sua presidência executiva. Era seu time de coração.

Fonte: http://www.fortalezaec.net/2007/ver_noticia.asp?cod=10597

0 comentários: