LEIA A BIOGRAFIA DE CADA UM DOS HOMENAGEADOS COM O TROFÉU LEÃO DE OURO - PARTE II

O Site Oficial do Fortaleza publica a biografia de cada um dos homenageados com o troféu Leão de Ouro, em sua sexta edição.

FRANCINA FRAGA DE LIMA (Funcionária Pública)

Nascida em 01/10/1952, em Mulungu(CE), cidade serrana do "Maciço de Baturité", servidora municipal, professora, tendo atuado em diversas escolas de Fortaleza.

Pessoa muito querida, pois dentre suas qualidades, estavam, a "humildade" em servir ao próximo e a sempre "presença certa", nas horas difíceis para os seus familiares e os muitos amigos.

Jamais escondeu a sua grande "PAIXÃO" pelo FORTALEZA ESPORTE CLUBE, sendo bastante atuante em diversos momentos em que o Clube passou, principalmente nos anos 90, época de "crises financeiras", fato que incomodava e muito aos torcedores mais "próximos" do Clube, e, a FRANCINA não se fazia de omissa, reunia amigos torcedores, liderando movimentos, campanhas financeiras, para amenizar situações internas do FORTALEZA, focando mais sua atuação, com movimentos direcionados às categorias de base do "Tricolor de Aço"; Em 1993, ingressava no movimento de Torcidas Organizadas do Fortaleza, sendo uma das fundadoras e vice-presidente da Torcida Organizada "MANCHA TRICOLOR", juntamente com outros torcedores apaixonados por esse Clube "fantástico", só para citar alguns, os Srs. Marcondes Muniz (que já dedicou também seus trabalhos nas Categorias de Base do Clube), Danilo Araújo, e outros; No ano de 1995, se filiava a outra importante Torcida Organizada, a BAFO DO LEÃO, (ainda em atividades), onde foi uma das diretoras mais atuantes, sendo inclusive, porta-voz, relações públicas, elo de ligação da Torcida com o Clube, a imprensa, as demais torcidas organizadas, o torcedor comum;

Organizou diversas caravanas de torcedores para acompanhar jogos do Clube nas competições estaduais e nacionais; Infelizmente, no dia 30/01/2001, falecia FRANCINA, uma perda irreparável, para as torcidas organizadas do FORTALEZA e para o próprio Clube, fica a saudade, e o grande exemplo de dedicação e amor de uma torcedora e GUERREIRA, OBRIGADO FRANCINA!.

HELDER VERÍSSIMO DE LIMA (Professor Universitário)

HELDER VERÍSSIMO DE LIMA nasceu em Fortaleza dia 10 de abril de 1931, formado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará possuía mestrado e doutorado nos EUA, lecionou como professor em diversos estabelecimento de ensino nesta capital, foi Diretor do Colégio Municipal Figueiras Lima e do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, além de catedrático da Universidade Estadual do Ceará, tendo sido convidado como oceanógrafo para representar o Brasil na Antártica. Destacou-se na sua profissão pelo conhecimento na preparação de diversas gerações para ingresso nas Universidades, além de reconhecido administrador na gestão pública quando exerceu funções de direção a frente de estabelecimentos de ensino na capital cearense.

Como esportista destacou-se como um dos maiores torcedores do Fortaleza Esporte Clube. HELDER VERÍSSIMO DE LIMA possuía uma enorme ligação afetiva com o Fortaleza. Era sobrinho do coronel MOZART GOMES e jogou nos amadores do clube, ao lado dos primos MOÉSIO Gomes e MOZARZINHO. Sempre unidos foram companheiros constantes pelas causas do "leão" do Parque dos Campeonatos, nome dado pelos admirados mais enraizados com o clube da garotada. Em torno deles se reunião familiares, parentes, amigos, vizinhos e torcedores. Foram incentivados a sempre estarem ao lado do Leão.

O professor Helder, como era conhecido, nunca abandonou o seu clube do coração, colaborando sempre de alguma forma, visando o melhor destaque para sua agremiação.
Foi durante longos anos Conselheiro do Fortaleza. Acompanhava o clube nas festas, nas concentrações para os jogos, nas viagens, nas alegrias e nas dificuldades.

HELDER VERÍSSIMO DE LIMA chegou a presidência do FORTALEZA ESPORTE
CLUBE no ano de 1982, quando o time acumulava sete anos sem conquistas estaduais.
Assumiu o Fortaleza numa situação de crise, com a renúncia do Presidente eleito AIRTON FRANÇA REBOUÇAS, seu amigo e companheiro de longas jornadas. Na oportunidade, o campeonato era disputado em três turnos. O FORTALEZA já havia perdido os dois primeiros, estando totalmente desacreditado perante sua torcida e pela imprensa.

Escolhido pelo CONSELHO DELIBERATIVO do Clube era a oportunidade que tinha paraconduzir o time das três cores do Pici que tanto amava e idolatrava.

Desta forma, o Professor HELDER VERÍSSIMO DE LIMA diante de diversos segmentos contrários, com poucos recursos, conseguiu organizar a administração do clube, aglomerar idéias, unir diferentes alas e conduzir todos, torcida e jogadores, até a conquista final, colocando mais uma estrela na bandeira do clube, obtendo assim , de forma brilhante um título em que poucos acreditavam.

O Professor HELDER VERÍSSIMO DE LIMA foi o Presidente campeão cearense de 1982. Era casado com a Sra. Zuleide Leite de Lima, pai de três filhos, cinco netos e dois bisnetos e veio a falecer em 24 de outubro
de 2007.

RICARDO LEMOS DE AGUIAR (Empresário)

Nascido em 18 fevereiro de 1955, o empresário do ramo de calçados masculinos RICARDO LEMOS era graduado em Administração de Empresas pela Unifor. Dentre muitas de suas características, era a de ser um homem de fortes paixões, com temperamento marcante, carismático e com um aguçado espírito de liderança.

O FORTALEZA ESPORTE CLUBE era uma dessas paixões fortes na vida de RICARDO, Clube que aprendeu a amar, sofrer e vibrar com suas inúmeras conquistas. Foi motivado por essa paixão ilimitada pelo seu Clube de coração que ele criou junto com amigos que na época estudavam na Unifor, a TORCIDA ORGANIZADA GARRA TRICOLOR, em 5 de outubro de 1985. Figuras conhecidas no meio tricolor, e que assim como Ricardo se tornaram inesquecíveis: Zezinho Baquit, José Carlos Mota, Paulo Pinho, Aninha, Sayonara, Oswaldo Brandão, e outros que ajudaram na criação
da GARRA TRICOLOR, e que através dessa união, surgiram alguns casamentos entre os amigos tricolores.

RICARDO LEMOS não se limitou a ajudar o leão apenas nas arquibancadas, ele ainda organizava eventos, festas de São João, festas de final de ano, com a finalidade de arrecadar recursos para ajudar o Clube na folha de pagamento.

Infelizmente RICARDO veio a falecer prematuramente em 04 de setembro de 1989, deixando uma lição de amor ao seu Clube de coração e duas filhas: Riane Pinho Lemos de Aguiar e Raiane Pinho Lemos de Aguiar.

Fonte: http://www.fortalezaec.net/2007/ver_noticia.asp?cod=10598

0 comentários: