LEÃO VAI ENCARAR O RIVAL QUE O REBAIXOU EM 2003

Em seus quase 90 anos de existência, o Fortaleza já passou por diversas dificuldades contra várias equipes de fora do Estado, mas é inegável que neste século há um clube do interior de São Paulo, que é alvo de grande rivalidade por parte dos tricolores: a Ponte Preta. E é justamente o adversário da próxima partida do Leão pela Série B do Brasileiro.

Confrontos

Em 2001, com um time comandado pelo técnico Ferdinando Teixeira e o capitão Daniel Frasson, o Fortaleza vinha embalado na Copa do Brasil e seguia a passos firmes em busca de uma final inédita no torneio Nacional. Só que no caminho, mais precisamente nas quartas-de-finais, apareceu uma certa Macaca.

No primeiro duelo, vitória tricolor suada, no PV por 1 a 0. Na partida de volta, em Campinas, derrota por 5 a 2, e o sonho de chegar às semifinais foi por água a baixo.

No entanto, nada foi tão mais dolorido do que a fatídica tarde de 14 de dezembro de 2003, pela última rodada da Série A do Brasileiro.

Depois de uma campanha com altos e baixos, Fortaleza e Ponte Preta jogavam no Estádio Moisés Lucarelli e quem perdesse estaria rebaixado para a Segunda Divisão. Com uma torcida enlouquecida, os donos casa acabaram marcando 2 a 0 e permaneceram na elite por mais uma temporada.

Troco

Nos dois anos seguintes, o time Tricolor, pelo menos, se saiu melhor. Tanto que venceu três dos quatro jogos em 2005 e 2006. Entre eles, há dois belos triunfos. Em Campinas, 3 a 1, pelo Brasileirão, com gols do atacante Finazzi e dois do lateral-direito André Cunha. O outro no PV, por 1 a 0, com gol do meia Jorge Mutt, que ajudou a rebaixar a Ponte.

O problema é que de lá para cá, já são três partidas sem vitórias e o jejum, pelo que o elenco atual está passando, precisa se encerrar no sábado, para que o fantasma de outro rebaixamento não assuste o Pici, outra vez. “Nós sabemos que essa partida será de grande importância para a nossa permanência na Série B do próximo ano. Precisamos jogar como se fosse uma decisão e vamos entrar em campo determinados para conquistarmos o resultado positivo”, disse o volante Rogério, que em 2001 e 2003 era apenas um jovem das categorias de base do Fortaleza.

VETADOS
Heriberto perde mais três para sábado

O que parecia improvável, acabou acontecendo. O departamento médico do Fortaleza informou ontem que os volantes Erandir e Thiago Almeida e o zagueiro Gaúcho (Foto) não vão poder participar da partida contra a Ponte Preta, no fim de semana.

A notícia foi bastante lamentada pelo técnico Heriberto da Cunha. Afinal, o treinador tricolor já havia perdido os laterais e meio-campistas Flávio Medina e Simão, ambos suspensos por conta de cartões.

Em exame realizado ontem de manhã, foi acusado um edema no músculo adutor da coxa esquerda de Erandir, que ficará em tratamento intensivo para tentar retornar na próxima semana. Já Thiago Almeida não conseguiu se recuperar totalmente de uma lesão muscular e acabou sendo vetado.

O mesmo diagnóstico foi dado ao zagueiro Gaúcho. O defensor, no entanto, afirmou que ainda tem esperanças de jogar contra a Ponte. “Faltam dois dias para a viagem. Então, pelo que eu me conheço, acredito que tenho condições de me recuperar e ficar à disposição do treinador”, disse.

Heriberto da Cunha, que não concedeu entrevistas ontem, no Parque dos Campeonatos, comanda hoje à tarde, no Pici, um coletivo e deverá confirmar os substitutos de Erandir, Simão e Flávio Medina.

FCF

A diretoria do Fortaleza divulgou nota ontem, no site oficial do clube, criticando duramente o presidente da Federação Cearense de Futebol, Mário Degésio, por ter indicado a equipe do Ceará para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2009. O Estado só tem direito a um representante no Torneio, e o Fortaleza, que ficou em sétimo na última edição, reivindicava a vaga.

Queda

Com a vitória do Brasiliense sobre o Paraná por 3x1, o Fortaleza caiu para a 15ª posição com 34 pontos. O Brasiliense agora tem 37 e é o 12º superando o Paraná Clube que tem a mesma pontuação.

0 comentários: