EM PARTIDA MEMORÁVEL LEÃO SE GARANTE NA SÉRIE B

O Fortaleza fez o dever de casa e se manteve na Série B do Campeonato Brasileiro para 2009. O Tricolor precisava somente de uma vitória simples pela 38ª rodada, a última da competição, e conseguiu. Neste sábado, o Leão fez 3 a 0 diante do Brasiliense, no Estádio do Castelão, e espantou o fantasma do rebaixamento do Estado do Ceará.

A vitória do Fortaleza deixou o time com 45 pontos, na 16ª colocação, uma posição acima da zona de rebaixamento. Assim, Criciúma e Marília foram os dois últimos rebaixados à Série C de 2009. Por outro lado, o Brasiliense se despede com a derrota e termina a competição na 14ª colocação, com 47 pontos.
Série B em 20 minutos!

Com o estádio completamente lotado, o Fortaleza sentia a obrigação de conquistar a vitória para se livrar do rebaixamento e partiu para o campo de ataque, acuando o Brasiliense na defensiva. Osvaldo era o principal jogador de ataque do Tricolor e o que mais levava perigo ao time de Brasília.

As principais jogadas do time cearense saiam dos pés dos jogadores de meio-campo, mas, em um rápido contra–ataque, o zagueiro Preto tocou para Zé Eduardo. O meia dominou e arriscou de fora da área, o goleiro Guto rebateu para o meio da área e o atacante Nei Paraíba colocou o Tricolor em vantagem aos 13 minutos.

Pelo lado do Brasiliense as jogadas não saiam, pois o time não tinha mais risco de ser rebaixado e também sem possibilidades de acesso. Assim, o Jacaré foi presa fácil para o Leão. Aos 19, o meia Zé Eduardo sofreu falta na intermediária. O zagueiro Gaúcho foi para a cobrança e chutou forte, vencendo o goleiro Guto e marcando o segundo.

Sustos, mas...
Após abrir dois gols de vantagem, o time da casa quase sofreu o primeiro gol. Aos 22, o Brasiliense chegou no ataque com Edinho. O jogador fez bela jogada e cruzou para entro da área para Coquinho. O meia chutou para o gol, mas a zaga do Leão salvou em cima da linha. A resposta veio aos 24. Osvaldo cruzou e Eusébio perdeu a chance do terceiro.

O time da casa parecia estar com o jogo controlado e tocava a bola de um lado a outro, mas levou mais um susto do Brasiliense aos 33 minutos. Coquinho avançou e chutou cruzado, o atacante Leandro Neto chegou a desviar e a bola acertou a trave, mas voltou nas mãos do goleiro Tiago Cardoso, para alivio dos torcedores do Tricolor.

Após dois sustos, o Fortaleza resolveu ampliar a vantagem aos 43. O atacante Osvaldo recebeu passe de Eusébio, invadiu a área e bateu rasteiro, no canto esquerdo do goleiro Guto. O primeiro tempo terminou com ampla vantagem do time da casa.

Ritmo menor!
No segundo tempo, o Fortaleza voltou para administrar a vitória e comemorar a permanência na Série B por mais uma temporada. Mesmo assim, o Leão ainda criou algumas chances para marcar o quarto gol. Aos seis minutos, Simão fez cruzamento pelo lado direito e encontrou Nei Paraíba. O atacante tocou de cabeça, mas a bola foi pela linha de fundo, com muito perigo a Guto.

O Brasiliense tentava na cobrança de faltas descontar a vantagem do time adversário, mas não encontrava uma parede chamada Thiago Cardoso. Quando não era o goleiro do Tricolor, a falta de pontaria dos jogadores do Jacaré não ajudava.

O time de Brasília quase marcou aos 39. Paulo Ricardo fez belo cruzamento do lado direito e encontrou a cabeça de Leandro Neto. O atacante testou firme e com a perna esquerda o goleiro Tiago Cardoso conseguiu impedir o primeiro gol do Jacaré.

Ficha Técnica

Fortaleza 3 x 0 Brasiliense

Local: Estádio Castelão, em Fortaleza – CE
Árbitro: Wilson Souza de Mendonça – PE
Renda: R$ 417.360,00
Público: 48.010 pagantes
Cartão amarelo: Osvaldo (Fortaleza); Santiago (Brasiliense)
Gols: Nei Paraíba 13'/1T, Gaúcho 19'/1T e Osvaldo 43'/1T (Fortaleza)

Fortaleza
Tiago Cardoso; Juninho, Gaúcho e Preto; Simão, Erandir, Rogério (Josimar), Zé Eduardo (Flávio Medina) e Eusébio; Osvaldo e Nei Paraíba (Rinaldo).
Técnico: Heriberto da Cunha.

Brasiliense
Guto; Patrick (Ricardo), Santiago, Junior Baiano e Edinho; Coquinho, Juninho, Adrianinho e Marcinho (Tonhão); Iranildo (Tiago Fêlix) e Leandro Neto.
Técnico: Reinaldo Gueldini.

0 comentários: