[PENTA-FANTASMA] VERGONHA NACIONAL !

Não é penta-campeonato, é penta-fantasma. Um pouco de história:

Com a chegada de jovens de "boa família" que estudavam no exterior e no sul do país, por volta de 1912, o futebol passou a ser praticado cada vez mais. Contudo, a prática desse esporte ainda estava restrita às elites. Os primeiros times, ligas e associações que surgiam permitiam a participação apenas dos brancos e ricos. As arquibancadas dos precários estádios eram ocupadas por homems e mulheres vestidos da forma mais elegante possível, já que os jogos eram verdadeiros "eventos sociais" .

Obviamente as classes pobres também eram atraídas pelas emocionantes partidas de futebol e começaram a disputar suas próprias partidas com campo e bola improvisados e regras nada precisas. Surgiram então os times populares de subúrbios, formados por moradores de cada rua, como os rivais "24 de Maio" e "Barão do Rio Branco".

Junto com o aumento do número de clubes, aumentaram também as confusões. Frequentemente haviam brigas por causa de times que marcavam jogos no mesmo local, visto que na época eram poucos os lugares aptos a realização do desporto, como a praça Clóvis Beviláqua (então praça de Pelotas), praça da Estação, praça da Lagoinha, praça Fernandes Vieira e Largo da Alfândega.

Para organizar melhor o esporte local criou-se, em 1915, a Liga Metropolitana Cearense de Futebol, sob a presidência de Alcides Santos. Prova de que o futebol ainda era bastante elitista é o fato de que, apesar do grande número de times que existiam na época, apenas quatro times participavam da Liga (Ceará, Maranguape, Rio Negro e Stella, todos formados por "bons moços"). Os demais times, em torno de 18, eram proibidos, por não serem da elite.

Em 1920, Alcides Santos cria a Associação Desportiva Cearense, com todos os clubes e promove o primeiro campeonato estadual.

Fonte: livro do Prof.: Airton de Farias, torcedor do Ceará.

0 comentários: