O poderoso Tatu

Com mais um gol do atacante contra o maior rival, o Fortaleza bate o Ceará no Castelão e chega à ponta do returno

Foi a vitória que a torcida tricolor tanto esperava. Afinal, nos dois duelos anteriores do Estadual-2011, o Ceará saiu vencedor. Mas no terceiro encontro do ano e último no Castelão antes das obras para a Copa de 2014, a torcida do Leão finalmente deixou o estádio feliz.

Com um gol do predestinado atacante Tatu, seu terceiro em Clássicos-Rei, o Leão bateu o Ceará e chegou à liderança do returno com 12 pontos. Já o Alvinegro, continua com nove, agora em 5º lugar, fora do G-4.

Foi a vitória de quem quis mais. Mostrando mais disposição e sagacidade nas jogadas, o Leão se impôs desde o início de jogo, disputado em um campo pesado, por conta das chuvas.

E a raça do Fortaleza se opôs à desatenção do Ceará. O alvinegro de Porangabuçu perdia lances bobos no campo de defesa, com Fabrício, Michel e Boiadeiro, permitindo investidas perigosas do Fortaleza, que não aproveitou as chances.

Até os 15 minutos o Leão mandou no jogo, como ocorreu nos dois encontros anteriores. Contando com os participativos meias Bismarck e Adriano Pimenta e a velocidade de seus atacantes, o Tricolor só não abriu o placar por intervenções de Fernando Henrique.

Mas aos poucos o Ceará foi se encontrando e equilibrando a partida. Com toques curtos, os jogadores alvinegros procuravam tabelar, como aos 25, em jogada de Iarley e Geraldo, na qual o meia teve a finalização bloqueada por Fabiano.

Mas foi do Fortaleza a melhor chance do 1ºtempo. Aos 41, o lateral-direito Henrique cruzou rasteiro, na medida para Tatu, que finalizou com precisão, mas o goleiro Fernando Henrique fez milagre.

No segundo tempo, o Fortaleza voltou melhor e abriu o placar aos sete minutos, em cabeçada de Tatu, aproveitando passe de Adriano Pimenta.

O gol sofrido atordoou o Ceará e o Leão teve duas chances para ampliar: aos 11, com Adriano Pimenta, e aos 12, com Bismarck, em cobrança de falta.

O Ceará acordou aos 15. Osvaldo cruzou na cabeça de Marcelo Nicácio, que, de peixinho, cabeceou rente à trave.

Emoção
Quando Flávio Araújo tirou o meia Bismarck para pôr o volante Leandro, foi a senha que o Ceará precisava para pressionar. O problema foi que o time, mesmo lançado ao ataque, tocava a bola lentamente, sem achar espaços na defesa tricolor.

Com um ataque que não finalizava, a saída tentada era a bola aérea. E a cada corte da defesa tricolor, o técnico Flávio Araújo vibrava na borda do campo.

Procurando furar o bloqueio defensivo do Fortaleza a qualquer custo, o Ceará só arriscava imprecisos chutes de longa distância e errava passes capitais, possibilitando os contra-ataques rápidos do Fortaleza.

Mas foi dessa forma que quase o Ceará chegou ao empate. Aos 44 minutos, o zagueiro Cléber salvou no chutão, o atacante Osvaldo, puxou o contragolpe em velocidade e chutou colocado, mas a bola foi caprichosamente para fora.

Nos acréscimos, o Vovô continuou buscando o gol, mas o Leão, raçudo e valorizando a posse de bola, garantiu a primeira vitória contra o rival no ano e a liderança do returno.

Saiba mais
Clássico tranquilo
Para as Polícias Civil e Militar, de plantão ontem à tarde no Clássico-Rei entre Ceará e Fortaleza no Castelão, as ocorrências foram de pequena quantidade. O delegado Romério Almeida informou que foram registradas apenas nove ocorrências de pequenos furtos e perdas de documentos por parte dos torcedores

Cadeiras
O major PM George Benício, comandante do policiamento, informou que várias cadeiras do Castelão foram quebradas quando se ampliou o espaço da torcida do Ceará, em cima

Não-pagantes
O público não-pagante do clássico de ontem chegou a 2.244 torcedores, que somados aos pagantes, deu um total de 25.548 torcedores presentes ao Castelão

NOVO GÁS
Vitória anima Leão na luta pelo penta

O técnico do Fortaleza, Flávio Araújo, disse que tirou um peso dos ombros com a vitória sobre o Ceará, ontem à tarde, pelo segundo turno do Campeonato Cearense. O triunfo motivou o elenco a continuar na luta pelo pentacampeonato.

"É muito difícil para qualquer treinador perder três vezes seguidas para o maior rival" , revelou ele, que vibrou muito com o gol marcado por Tatu. "Acho que nosso time está mais amadurecido para conseguir resultados importantes como esse", avaliou Flávio Araújo. Hoje, o elenco ganhou folga.

0 comentários: