1931 À 1940

A década começa com o Orion perdendo o campeonato de 1931 no tapetão. Naquela época, era comum aos clubes viajarem para temporadas no interior e até fora do estado. Seus jogos eram adiados de comum acordo com a ADC. Ocorre que, chegando o Orion do interior, a ADC resolve marcar a decisão do campeonato contra o Ceará para a mesma semana. Apesar de um ponto de vantagem, podendo empatar para ser campeão, o Orion resolve não ir a campo, dando de bandeja o título para o 2º melhor time.

1932 marcou a volta do Fortaleza, com um time de garotos e sede no subúrbio. Os antigos tricolores voltaram durante o ano, ocasionando a extinção do Orion, que abandonou o campeonato. O time de garotos fez bonito ficando em 3º lugar no campeonato.

O título de 1933 foi disputado ponto a ponto entre Fortaleza e Ceará. O empate nos pontos proporcionou uma partida extra, que terminou 1x1. A 2ª partida extra apontou 2x1 para os tricolores (Bacurim e Bila, contra Olin). O Fortaleza sofreu apenas uma derrota em todo o certame. Neste ano, começou a cobrança sistemática de ingressos para os jogos. O artilheiro foi Bila, com 12 gols. O time base era Zé Augusto, Francisquinho e Chiquinho; João César, Caboclinho e Mário; Bacurim, Nuvoia (Hildebrando), Bila, Jandir e Vicente.

A supremacia do Fortaleza continuou em 34. Três clubes abandonaram o campeonato após serem derrotados pelo tricolor; O Liceu (4x2), o Gentilândia (6x2) e o Ceará (5x0). Além disso, jogamos contra o Maguary (5x1), Flamengo (4x2 e 3x2), Argentino (3x2) e Sam Christovam (2x0). O América foi o grande adversário, com seu ataque de quase 100 gols (contra apenas 44 do Fortaleza). No turno, empate de 3x3. No returno, uma surpreendente goleada de 9x2 para o Fortaleza, campeão invicto. O artilheiro foi Bila, com 16 gols. O time base era Zé Augusto, Pé Duro e Zé Felix; Correia, Joãozinho e Mário; Bila, Nuvoia, Zé D?água, Jurandir e Mozart.

Em 1935 o Fortaleza fez péssima campanha, escapando da lanterna por causa do Argentino.

Em 1936 ocorre uma cisão no futebol, com América, Duque de Caxias, Argentino e Flamengo saindo da ADC. Fortaleza e Maguary disputaram o título ponto a ponto, com o título ficando para o Maguary por um ponto de diferença.

Em 1937 a divisão no futebol continuava. O Fortaleza passeou no campeonato, empatando apenas um jogo (contra o Penarol) e vencendo sete partidas. Mundico, com nove gols foi o artilheiro. O time base era Zé Augusto, Pé Duro e Zé Felix; Jaburu, Carinha e Corado; Jombrega, Vem-Vem, Mundico, Juracy e Bacurim.

O ano de 1938 marcou um recorde de inscritos. Doze equipes se apresentaram para a disputa. A ADC dividiu os clubes em duas poules de seis clubes. Os vencedores de cada grupo foram Maguary e Fortaleza. A primeira partida entre eles foi marcada para o dia 15 de janeiro de 1939. A ADC resolveu antecipar o primeiro jogo em uma semana, e o Fortaleza tinha liberado seus atletas, além de Zé Augusto e Zé Felix estarem em Natal-RN. A manobra não surtiu efeito, e o Fortaleza venceu por 2x1. No 2º jogo, a vitória tranqüila e o título não aconteceram por causa da expulsão de Babá e a contusão de Mundico (não era permitido substituir), com o Maguary alcançando o empate de 3x3, após está perdendo de 3x1. Na 3ª partida o Fortaleza abriu 4x1 e permitiu o empate em 4x4 ainda no 1º tempo. No 2º tempo, mais três gols tricolores liquidaram o campeonato, num extravagante 7x4. Mundico, marcando 28 gols, foi o goleador máximo. Mas neste ano o Fortaleza marcou mais um recorde que perdura; o atleta Alemão (seu nome era Fred), no jogo contra o Iracema, fez oito gols, dos quais seis de cabeça. Jornais da época afirmam que o Juiz ainda anulou três dele. O time base era Zé Augusto, Pé Duro e Zé Felix; Jaburu, Carinha e Babá; Jombrega, Vem-Vem, Mundico, Juracy e Bacurim.

Em 39, o único registro é a inauguração da iluminação do Campo do Prado. A oficialização do profissionalismo desestruturou o Tricolor.

O ano de 1940 marca uma nova fraca campanha Tricolor. Apesar disso, França é o artilheiro da temporada com 13 gols.

0 comentários: